terça-feira, 16 de julho de 2013

Com muita paciência e fé venceremos


O importante agora é ter calma, com fé, venceremos, pois, "o tempo e a paciência são os melhores guerreiros."(Leon Tolstoi)
 

As manifestações surgiram do clamor, do recalque e do desespero de cada um. Não houve um planejamento, pois, necessidade não tem um momento certo para esperar, sente-se e age-se. Assim, foram as manifestações que ocorreram com grande intensidade no País, no mês de junho de 2013. Todo o Brasil deu às mãos, por um mesmo objetivo: saúde, educação, transporte público, habitação, segurança pública, enfim, o direito que se tem, pois está garantido na Constituição de 1988. Os poderes executivos, acostumados a tomarem medidas que sempre contrariam os interesses das massas, do povo cotidiano, sofrido, acabado, suado, desprezado e manipulado, tomou o maior susto da história desse mundo. Ficaram apavorados, sem saberem o que fazer. Enquanto isso, as multidões iam para as ruas, em todo o País. O Movimento do Passe Livre (MPL) que começou praticamente todo o processo, com a reivindicação de baixar em 0,20 centavos os preço da passagem em São Paulo, sentiu-se vitorioso, pois tanto o governo do Estado de São Paulo, quanto a prefeitura de São Paulo, tiveram que recuar, pela primeira vez na história atual, pois já se teve grandes movimentos populares no Brasil através de sua longa história. Apesar da direita propalar que o brasileiro nunca fez movimento, e que só os estrangeiros, franceses, principalmente, fazem movimentos políticos de massa. E acabaram se decepcionando, pois a coisa surgiu mesmo. E de tanto se reivindicar conscientização do povo, ela veio.

É muita coisa a ser conquistada, mas elas viram tranquilamente, o governo vai ver que o povo tem voz mesmo. O povo incorporou o gigante que acordou, o povo reagiu, sentiu-se forte, não tem pressa. As Redes Sociais grandes benfeitoras do processo de comunicação interativa de massa foi o mecanismo, o meio pelo qual as coisas aconteceram.

No início, quando a informatização chegou, acreditava-se que era um prejuízo, pois iria desempregar em massa. É verdade que muito desemprego ocorreu, mas por outro lado, outros benefícios muito melhores iriam ocorrer. E hoje com a descoberta das Redes Sociais, suas implicações, seus benefícios, um novo poder surge, o poder da comunicação interativa de massa. Encontros de pessoas dos mais diversos cantos do mundo, tornando-se grupos comuns, como se fossem vizinhos, morando em uma mesma rua, casas próximas. Incrível mesmo.

Por isso, não se deve perder a paciência, pois as coisas vão se multiplicando, o poder da interatividade, do inconsciente coletivo vai aumentando a cada dia que passa. O melhor  mesmo é tratar bem o povo, evitar não contrariar pois o poder de uma massa consciente é algo muito forte, forte mesmo. Por isso, o tempo e a paciência irão favorecer os oprimidos, o povo, a sociedade democrática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário