terça-feira, 16 de julho de 2013

ASSALTOS E MORTES NA PRAIA DE IRACEMA E AVENIDA BEIRA MAR - FORTALEZA - CEARÁ 2013


JORNAL O POVO – FORTALEZA-CE 16 JULHO 2013

ASSALTOS E MORTES NA PRAIA DE IRACEMA EM FORTALEZA - CEARÁ

Praia de Iracema 16/07/2013

2013 registra seis homicídios no bairro

Moradores cobram mais policiamento para a área. Estatísticas apontam redução em crimes

notícia 1 comentários

FOTOS THIARA NOGUEIRA/ ESPECIAL PARA O POVO

Moradores do entorno do Dragão do Mar, na Praia de Iracema, reclamam da violência na área



Somente este ano, a Praia de Iracema, em Fortaleza, registrou pelo menos seis homicídios. Foram dois assassinatos em março, um em abril, um em junho e dois em julho. O caso mais recente foi o do padre Elvis Marcelino de Lima, morto no último dia 13.

O levantamento foi feito pelo O POVO a partir de dados divulgados no site da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). No ano passado, foram 11 homicídios no bairro, sendo nove somente no primeiro semestre (quatro casos a mais do que no mesmo período de 2013).

Estatísticas

Outros dados da SSPDS sobre crimes registrados no bairro também apontam redução nos índices este ano, quando comparado a 2012. Houve queda nos casos de roubo e furto a pessoa e de roubo de veículos. O único aumento foi em furto de veículos.

Os casos de assalto diminuíram 2,6%. Foram 181 ocorrências de janeiro a abril deste ano, contra 186 no mesmo período de 2012. A redução de furtos foi de 34,7% (em 2013, foram 15 ocorrências. No ano passado, 23).

O roubo de veículos na região também caiu. A diminuição foi de 41,6% nos cinco primeiros meses do ano. Este ano, sete veículos foram roubados. No mesmo período de 2012, foram 12 casos. Já os furtos de veículo aumentaram 27,2%. Em 2013, foram 14 ocorrências. No ano passado, 11 casos.

Números contestados

As estatísticas, porém, não convencem pessoas como o comerciante Pedro Welington Sales Peixe, de 57 anos, que teve o estabelecimento arrobado por duas vezes este mês. O restaurante fica localizado na rua José Avelino, próximo ao local onde o padre Marcelino foi morto. “O policiamento na região é muito fraco. A rotina de assaltos nas esquinas é constante. Alguns criminosos costumam se passar por flanelinhas para assaltar”.

Morador da Praia de Iracema há 22 anos, o metalúrgico João Santos, 56, e diz que o volume de roubos e furtos cresceu muito nos últimos três anos. “Nunca vi tantos assaltos aqui como os que estão ocorrendo de 2010 para cá”.

A titular da Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur), Adriana Arruda, atribui a violência no bairro ao tráfico de drogas”. “A mola mestra da criminalidade é a droga. Mesmo com as operações da Delegacia de Narcóticos (Denarc), combater o tráfico é muito difícil”, disse.

A pedido do setor de Relações Públicas da PM, O POVO tentou ouvir o comandante do Batalhão de Policiamento Turístico, coronel Cláudio Mendonça, e o comandante do 8º Batalhão da PM, tenente-coronel Sávio Bezerra. As chamadas nos celulares de ambos, contudo não foram atendidas.

Serviço

Disque-denúncia

Denuncie casos de homicídios, roubos e furtos ocorridos na Praia de Iracema à Polícia, através do disque-denúncia:

Telefone: 181

A ligação é gratuita

Multimídia

A violência na Praia de Iracema é o Tema do Dia no Grupo de Comunicação O POVO. Confira:

Para escutar - na rádio O POVO/CBN (FM 95,5), o tema será discutido no Grande Jornal, às 9 horas, e/ou no programa Revista O POVO/CBN, às 15 horas.

Para ver - A TV O POVO trará uma matéria sobre o tema no O POVO Notícias, às 18h30min. Assista à programação pelo canal 48 (UHF e TV Show) e 23 (Net).



Nenhum comentário:

Postar um comentário